A Secretaria de Estado da Saúde recebeu técnicos do Instituto do Coração (InCor) para discutir a implantação do Núcleo de Educação em Saúde especialmente nas áreas de urgência e emergência. As reuniões iniciais ocorreram nos dias 10 e 11 de março, entre o secretário de Saúde, Francisco Costa, e o diretor de Treinamento do Incor, Sérgio Timerman.
De acordo com Francisco Costa, a expectativa é que, com a estruturação física e de equipamentos do Núcleo, inicie-se a capacitação de multiplicadores. “Com isso, possamos aplicar esses conhecimentos, treinamentos e simulações a diversos profissionais da saúde não só do quadro da Secretaria de Saúde, mas também os acadêmicos da área, a profissionais na pós-graduação em saúde, bem como trabalhar a orientação da população em geral”, frisa.
Com a implantação do Núcleo, profissionais de saúde do Piauí terão a oportunidade de ser capacitados num ciclo de aprendizagem que engloba a qualificação na área em que o profissional atual, treinamento de habilidades individuais, incluindo aprendizagem em ambiente virtual, depois em ambiente de simulação, treinamento com a equipe e por fim a prática clínica.
Nesse processo de aprendizagem, Timerman enumera a simulação como uma das mais importantes ferramentas para potencializar as habilidades e conhecimentos dos profissionais. “A ideia desse Núcleo é que a gente treine, retreine, de maneira contínua esses profissionais da saúde, para que o Estado tenha pessoas altamente habilitadas para trabalhar dentro de emergência, ou qualquer outro serviço, de saúde, tanto hospitalar, como ambulatorial”.
O Núcleo tem como proposta aproveitar a experiência existente no centro de treinamento do Incor para que o Piauí possa ser um centro formador e de excelência.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sesapi