Costa do Delta é um dos polos contemplados (Foto: Divulgação CCOM)

Foi aprovada, nesta quarta-feira (21), na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa (Alepi), a solicitação feita pelo Governo do Piauí para contratar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) operação de crédito através do Prodetur Nacional, no valor de US$ 30 milhões de dólares.

Segundo o secretário do Turismo do Piauí, José Icemar Lavôr Nery, os recursos serão destinados para obras elencadas dentro do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo que foram definidas de acordo com as necessidades dos polos: Teresina, Origens e Costa do Delta, que já estão com seus Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável elaborados ou em fase de estruturação.

“A Setur elaborou uma Carta Consulta apresentando e justificando a necessidade da utilização desses recursos com base nas necessidades dos polos das Origens, Costa do Delta e Teresina, usando como base um documento chamado PDTIS, que é feito com a participação de órgãos governamentais, prefeituras e da comunidade dos respectivos polos e aprovado em audiências públicas. Não é apenas a Setur quem define as obras que serão feitas, e sim a comunidade que decide na época da aprovação dos PDTIS”, explica o secretário .

O recurso que será financiado com o BID não será utilizado apenas com obras estruturantes e serviços básicos, mas também, com ações englobando Estratégia de Produto Turístico, Comercialização, Fortalecimento Institucional, Gestão Ambiental.

“Entre as obras estruturantes previstas estão o Sistema Viário e Urbanização do Povoado Coqueiro em Luís Correia; Sistema Viário e Urbanização da Orla do Rio Piauí em São Raimundo Nonato;, duplicação da rodovia PI 116, trecho de Luís Correia e Barramares;, Recuperação do Patrimônio Histórico de Piracuruca; elaboração de projeto de sinalização turística em Teresina e no Polo das Origens. Na área ambiental, há previsão de elaboração de planos de manejo e uso público de espaços turísticos, estudos de capacidade de carga, na área de comercialização, a produção de material publicitário dos destinos turísticos do Piauí e melhoria de roteiros existentes”, esclarece Nerinho.

Dentro dos polos definidos para receber os investimentos estão incluídos os seguintes municípios: Parnaíba, Ilha Grande, Luís correia e Cajueiro da Praia (Polo Costa do Delta), São Raimundo Nonato, Caracol, Coronel José Dias, São João do Piauí, João Costa (Polo das Origens), Teresina, Altos, Campo Maior, Castelo do Piauí, União, José de Freitas, Piripiri e Piracuruca, Esperantina, Pedro II, Buriti dos Montes, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil e Santa Cruz dos Milagres (Polo Teresina).

O secretário do Turismo disse, ainda, que agora que a contratação de crédito foi aprovada, os técnicos da Setur farão uma atualização do projeto que será primeiro apresentado ao governador Wilson Martins, onde constará as obras e ações a serem contempladas e depois ao Ministério do Turismo e BID. A execução das obras/ações deve iniciar em 2014.

Fonte: CCom