Experiência nos tatames, Fabieldo Torres tem de sobra e com base nela, o chefe da delegação piauiense em Cuiabá viu um desempenho razoável dos atletas sub-13. O campeonato Brasileiro mais uma vez apresentou um nível forte de lutas e mostrando a evolução do judô nacional. Mudando o foco para o cenário local, os seis representantes do estado voltaram com uma medalha de bronze e dois sétimos lugares, um resultado melhor que o único quinto lugar do ano anterior.
Faltou muito pouco para que o Piauí pudesse ter um representante nas competições continentais. Somente o primeiro e segundo colocados tinham participação garantida, respectivamente, no Pan Americano e no Sul Americano. Mariana Almeida (-64kg) quase conseguiu esse feito. Ela trás uma medalha de bronze de Cuiabá.
– Ela lutou muito bem, por pouco ela não ganhou da atleta paulista na primeira luta, mas lutou com a atleta do Rio e da Bahia e na disputa do bronze lutou com a sergipana. É uma atleta que temos de investir com relação a treinamento e com os jogos escolares chegando ela tem condições de ser campeã – afirmou o técnico.
Além da Mariana, Fabieldo Torres destacou o atleta Luís Carlos Tourinho (-48kg). Competindo em uma categoria muito forte venceu duas lutas e perdeu outras duas. O atleta de 12 anos é um dos talentos que são aposta para chegar forte na próxima divisão de idade. Recentemente ele foi o único representante piauiense na Copa Minas onde conquistou o ouro.
Com relação ao desempenho geral os resultados foram vistos como razoáveis, apesar de ter sido melhor que o do ano anterior, quando a base do judô piauiense passou por uma seca de pódios nacionais nas categorias de base.
– Eu acreditava que poderíamos ter ao menos três medalhas e uma vaga para Sul ou Pan Americano, então para mim foi razoável. Agora temos de corrigir os erros e esses vão disputar os jogos escolares em Fortaleza. Acredito que vão chegar mais fortes e mais focados – avaliou Fabieldo.
Além de Mariana Aleira, na categoria pesado, +64kg, Andressa Silva perdeu na primeira luta. No sábado os meninos entraram no tatame e conseguiram dois sétimos lugares com Ítalo Carlos (-40kg) e Ilan Sobral (-58kg), ambos perderam a última luta da repescagem. Manoel Neto (-48kg) e Luís Tourinho (-53kg) também ficaram na repescagem.
Fonte: G1