A partir desta sexta-feira (28), o Pix contará com uma nova funcionalidade. De acordo com o Banco Central, será possível realizar pagamentos instantâneos por aproximação, utilizando o celular através do aplicativo bancário ou de uma carteira digital autorizada. O limite inicial será de R$ 500 por transação, mas o cliente poderá reduzir esse limite ou estabelecer um valor máximo diário.

A nova funcionalidade permite efetuar pagamentos apenas aproximando o celular da máquina de cartão, por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication).

O serviço poderá ser utilizado em carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay, além dos próprios aplicativos dos bancos. Basta aproximar o celular da maquininha, sem necessidade de encostar fisicamente. Esse método, semelhante ao pagamento por cartões contactless, já representava 65% das transações presenciais em setembro de 2024, segundo dados da Abecs.

Algumas instituições financeiras já começaram a disponibilizar o serviço, tanto para carteiras digitais quanto para os fornecedores de maquininhas. Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Cielo, C6 Bank e PicPay, por exemplo, saíram na frente, conduzindo projetos-piloto e testes antes do lançamento oficial do Banco Central.

Para ativar o Pix por aproximação numa carteira digital, o cliente deve vincular a sua conta ao serviço, num processo semelhante ao cadastro de cartões de pagamento. Durante a configuração, o utilizador será redirecionado para a instituição financeira para confirmar a autorização. Depois disso, basta selecionar o Pix como forma de pagamento, aproximar o celular, verificar os dados e confirmar a operação.