A consultora do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Talita Sellene Carvalho, apresentou o plano “Viver sem Limite” na manhã desta terça-feira (26). A reunião aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SEDESC e contou com a presença de gestores de Parnaíba, Ilha Grande do Piauí, Caxingó e outros municípios da região norte do Estado. Na tarde desta segunda o plano será apresentado também para Conselhos municipais e entidades que atendem pessoas com deficiência, a partir das 14h.
A proposta do “Viver Sem Limites” é que o Governo Federal, Estados, Distrito Federal e municípios façam com que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, ratificada pelo nosso país com equivalência de emenda constitucional, aconteça na vida das pessoas por meio da articulação de políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Parnaíba, Flaviana Veras, afirmou que é possível incluir essas pessoas na educação e no mercado de trabalho respeitando as diferenças. “O Plano Viver Sem Limites” vem reforçar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela SEDESC”, enfatizou Flaviana. O Plano foi instituído em 17 de novembro de 2011. Segundo Talita Sellene, em 2012, 20 Estados aderiram ao “Viver Sem Limites”.