O presidente da executiva regional do PMDB, deputado federal Marcelo Castro, considera pouco provável a aliança entre o PMDB e o PSDB para disputarem as eleições em 2014. Para o deputado, os dois partidos têm candidato forte e nenhum deles pensa em desistir de uma candidatura própria.
O PMDB tem o vice-governador Zé Filho (foto ao lado) como candidato e o PSDB sinaliza com o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, para concorrer a vaga de governador do Estado no próximo ano.
A cúpula do PMDB já afirmou que Zé Filho será candidato a governador independente da renúncia do governador Wilson Martins (PSB) ao cargo, em abril do próximo ano para concorrer ao Senado Federal.
Marcelo afirma que a aliança com o PSDB, nestas condições, fica quase impossível. Os dois partidos têm candidatos próprios.
“Em política não gosto de usar palavras como impossível e nunca. Mas os dois partidos têm candidatos fortes. O PSDB não vai abrir mão de lançar Sílvio Mendes como candidato. Nem o PMDB deixará de ter Zé Filho como o seu candidato. Diante desta questão, acredito que essa aliança é bem difícil.”, analisou Marcelo Castro.
No entanto, os dois partidos continuam conversando. E cada um dos dirigentes buscam alianças com outras agremiações para fortalecer a candidatura do cabeça de chapa. “ Nós acreditamos que nossa chapa será assim: para governador Zé Filho. Para senador, o governador Wilson Martins. E o vice ainda estamos negociando.”, comentou o deputado.
Nesta semana, o ex-prefeito Silvio Mendes teve uma longa conversa com o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, sobre os rumos políticos dos dois partidos. Eles não quiseram anunciar o resultado da conversa. Consideram que ainda é muito cedo para definições.
“Ele é o substituto natural. É algo que é uma tendência, da mesma forma que o então vice-governador Wilson Martins, na época, quando tinha a expectativa de poder assumir o governo, esperava a renúncia de Wellington Dias para disputar o Senado. Acontecendo a saída do governador Wilson Martins, é natural a disputa de Zé Filho para governador. A candidatura de Zé Filho já é prego batido, martelado e encaixado no PMDB. Saindo o Wilson, ele assume o governo e disputa a reeleição”, afirmou o deputado federal Marllos Sampaio, falando sobre o cenário político para o próximo ano.
Fonte: Portal Az