Polícia Civil desarticula esquema de fraudes financeiras em Parnaíba e outras cidades do Piauí e Maranhão
Nesta sexta-feira (04), uma ação conjunta da Polícia Civil do Piauí resultou na desarticulação de um esquema criminoso dedicado a fraudes financeiras em larga escala. A operação, batizada de “Personagens”, foi coordenada pela 2ª Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) de Parnaíba, em parceria com a Diretoria de Inteligência, e cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e 27 ordens de prisão em cidades do Piauí, como Parnaíba e Luís Correia, além de municípios do Maranhão.
De acordo com as investigações, o grupo atuava de forma organizada, utilizando documentos falsificados (como RGs e CNHs) para abrir contas bancárias em nome de terceiros, muitas vezes vítimas de programas sociais. A organização também fraudava empréstimos consignados, usava cartões de crédito para compras ilegais e desviava valores por meio de intermediários. O prejuízo estimado supera R$ 12 milhões.
Um dos núcleos do esquema recrutava “laranjas” para fornecer dados pessoais e fotos, que eram usados para burlar sistemas de reconhecimento facial e validar transações bancárias digitais. Após a liberação dos empréstimos, o dinheiro era transferido para contas controladas pelos criminosos antes de chegar aos líderes da operação.
O suposto chefe da organização foi preso em Imperatriz (MA). Segundo o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP-PI, o homem viajava pelo país ensinando métodos de golpes financeiros.
As investigações seguem em andamento, com um dos suspeitos já identificado na Itália. Um pedido de prisão internacional foi emitido contra ele por meio da Interpol. A polícia trabalha para localizar outros envolvidos e recuperar os valores desviados.