A Polícia Militar realiza na manhã desta terça-feira (21) solenidade em comemoração ao Dia de Tiradentes, patrono da corporação, no Quartel do Comando Geral, no bairro Ilhotas, na zona Sul de Teresina. Durante a solenidade, o governador Wellington Dias irá falar sobre reajuste salarial e pedir aumento dos efetivos das policias civil e militar.
“Nós temos esse ano a parcela de reajuste. Aliás, esse ano é a última etapa do plano salarial que será em 20% para toda a categoria no próximo mês de maio”, disse Carlos Augusto, que é Comandante Geral da Polícia Militar. Os policiais civis farão manifestação no centro de Teresina na próxima quarta-feira (22) solicitando reajuste salarial.
A solenidade também vai homenagear coronel Francisco Prado, que morreu na última segunda-feira (20) em consequência de complicações relacionadas com câncer de figado que enfrentava há mais de 4 anos. O corpo do coronel foi levado às zero hora para homenagens e sepultamento em Picos, onde também foi comandante da polícia militar da região, antes de vir para Teresina.
Emocionado, Carlos Augusto relata dois singelos momentos vividos ao lado de Francisco Prado que, segundo ele, possui características de Tiradentes.
“O sentimento é de perca e tristeza ao saber da morte do comandante que nos acompanha há mais de 20 anos. Essa data de hoje possui relação com a luta desenvolvida por Francisco Prado, pois assim como Tiradentes, foi um combatente e defensor dos direitos da maioria. Me lembro de dois momentos: no primeiro dia de policia militar, ele olhou e disse que eu seria subcomandante. Em outro momento, quando a violência estava assustadora, falei com governador e com pedi a ajuda do coronel Prado. Disse para ele que as pessoas em Teresina estavam precisando da ação policial, ele não exitou e nos auxiliou. Além disso, teve grande importância na implantação da Rone”, disse.
“Ele vai ser homenageado, pois Coronel Prado é nosso Tiradentes aqui no Piauí, porque teve a mesma história, mesmas características de luta e perseverança no trabalho em que realizava”, acrescentou.
Participaram da solenidade o Comendante Geral da Polícia Militar Coronel Carlos Augusto e o governador Wellington Dias. O velório está sendo realizado na Igreja São Sebastião, capela da polícia militar.
Fonte: Meio Norte