A Polícia Militar do Piauí irá intensificar o policiamento na capital e nos municípios durante o período do Carnaval. O policiamento no interior será reforaçado, principalmente, nos municípios com tradição carnavalesca e que recebem muitos turistas, como Barras, Luís Correia, Água Branca, Floriano, Pedro II e Picos.
Em Teresina, o contingente será intensificado também nas prévias, como é o caso do Corso. “Para o policiamento, ao longo do percurso será deslocado uma média de mil policiais para garantir a ordem e a segurança. A intensificação da segurança não será apenas na prévia, mas também nos dias de folia”, diz o coronel Albuquerque, coordenador de Operações da capital. Serão deslocados os profissionais de trânsito, como os do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual do Piauí (BPRE) e da Companhia Independente de Trânsito (Ciptran), além da cavalaria, dentre outros.
O policiamento ambiental também será priorizado ao longo do Corso de Teresina como forma de preservar a vegetação ciliar, bem como os parques ambientais situados na beira do rio. “A polícia ambiental também será acionada para que as àreas ambientais ao longo do percurso não sofram nenhum dano”, informa o coronel Albuquerque.
Já no interior do Piauí, serão reforçados o policiamento nos municípios com festas carnavalescas tradicionais como Luís Correia, Barras, Floriano, Água Branca e Pedro II. “Além do contingente policial existente na cidade serão encaminhados, a partir do dia 28 desse mês, policiais do BPRE, Ciptran, Batalhão de Operações Especiais e os Batalhões de Área”, afirma o coronel Lindomar, coordenador de Operações do Interior.
AInda segundo Lindomar, apesar do reforço da segurança, o folião também deve tomar alguns cuidados. “É ideal que os foliões evitem a direção perigosa causada, principalmente, pelo excesso de álcool, evitando assim acidentes de trânsito. É recomendado ainda que estes levem apenas a quantidade de dinheiro necessária para as festas, dentre outros cuidados”, orienta o coronel.
Fonte: CCom