A Polícia Militar do Piauí é autorizada a registrar Boletins de Ocorrência (BO) e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por conta de um decreto governamental, baseado em parecer favorável pelo Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Estado. Será utilizado um sistema de tecnologia embarcada. Tudo poderá ser feito na viatura.

condução

              Segundo o tenente coronel Antônio Pacífico, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, três policiais estiveram em Teresina para participar de uma capacitação para o novo procedimento. Estes policiais serão os multiplicadores de como proceder. No entanto, ainda serão repassados os equipamentos como tablets e impressoras.

Dentro do processo de adaptação poderão ser feitos os registros manualmente através de formulários. Com esta nova etapa, haverá redução de distâncias e tempo; pois muitas guarnições fazem longas viagens para registro de procedimentos simples.

registro de BO

               O trabalho da Polícia Civil referente ao registro de Boletins de Ocorrência e Termos Circunstanciados de Ocorrência permanece; pois é uma das atividades desta intuição, entre as mais procuradas. No entanto, por ser de menor potencial ofensivo o Governo do Piauí, amparado pela apreciação da Justiça, decidiu compartilhar essa responsabilidade com a Polícia Militar.

 Por Daniel Santos