O PROERD é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência que une ações da Policial Militar, educadores, estudantes, pais e comunidade, que oferecem estratégias preventivas com o fim de promover a resiliência, ou seja, para reforçar os fatores de proteção contra o risco de envolvimento com drogas e problemas de comportamento violento.
De caráter social e preventivo, o programa já existe em todos os estados do Brasil. E Parnaíba será contemplada ainda neste ano com o programa, voltado, principalmente, para as crianças do 6º do ensino fundamental, que estão numa época de internalização de valores e escolhas.
Para a execução das atividades Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
A criança utilizará um kit com fardamento, lanche e um manual com 12 capítulos. Cada um direcionado especificamente ao uso das drogas e malefícios que elas causam. Em vez do professor, quem vai repassar tudo isso, na sala de aula, será um policial, mais conhecidos como formadores proerdianos.
De acordo com a secretária de educação, Rosany Corrêa, esse mês de março é fundamental para o fechamento do projeto. Os orçamentos do programa já foram feitos e a proposta passará pelo legislativo, para logo no mês de abril iniciar a primeira turma.