O governador Wilson Martins reuniu-se ontem, em Brasília, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar sobre o porto de Luís Correia e obras de mobilidade urbana em Teresina.

A ministra, que coordena o Grupo Gestor do PAC, sinalizou positivamente para a autorização da licitação, dentro do programa, da 1ª etapa do Porto de Luís Correia.

Também foram discutidos previamente assuntos que serão abordados durante reunião sobre mobilidade urbana na próxima terça-feira (6), em Brasília, também com a presença de representantes da Prefeitura de Teresina.

O novo projeto do porto de Luís Correia já foi encaminhado ao GPAC e está em uma lista com 14 equipamentos portuários marítimos que têm recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) para obras de dragagem, aprofundamento e adequação da navegabilidade nos canais de acesso.

A primeira etapa da obra inclui retroárea, acesso sobre o molhe, dragagem e berço. O Porto de Luís Correia será construído como porto de cabotagem (transporte feito por navios nacionais entre portos de um mesmo país).

O governador também tratou sobre o assunto, ontem em Brasília, com o ministro da Secretaria Especial dos Portos, Leônidas Cristino. Wilson reforçou o caráter estratégico do porto de Luís Correia para o escoamento da produção de grãos e, futuramente, minérios, por exemplo, além de todo o trade logístico que está sendo erguido em suas proximidades, como a Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba e as ferrovias previstas para o Piauí dentro do plano de expansão das ferrovias do Governo Federal, como a que liga Teresina a Luís Correia.

MOBILIDADE – Wilson Martins e Miriam Belchior também anteciparam alguns dos pontos que serão abordados na próxima terça-feira, às 11h, durante reunião que contará ainda com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Teresina, acerca de mobilidade urbana na capital.

Dentre as prioridades do Governo do Estado nessa área estão a expansão e a melhoria do serviço de metrô ou veículo leve sobre trilhos (VLT). E o Governo do Estado está fazendo o dever de casa. Já estão concluídos, pela Secretaria Estadual dos Transportes, por exemplo, projetos para 1ª e 2ª etapas da revitalização e modernização do sistema existente de metrô de Teresina.

Fonte: Meio Norte