O governador Wellington Dias recebeu, nesta segunda (11), no Palácio de Karnak, representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os consultores Fernando Vasconcelos e Joaquim Bezerra e o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires. Na ocasião foram traçadas soluções para dar funcionalidade ao Porto de Luís Correia enquanto não são concluídas suas obras de ampliação e modernização.
O governador Wellington Dias explicou que o projeto visa criar condições de dar função econômica para o porto, enquanto são desdobradas suas intervenções estruturais gerais. “A ideia é de um terminal pesqueiro que possa também, através de embarcações turísticas, mesmo que em uma embarcação intermediária, viabilizar essa região como um terminal pesqueiro. Acertamos aqui as condições de até dezembro retomar os investimentos nesta obra, até o final do ano, a apresentação do projeto básico para o Ministério dos Transportes, na secretaria especial dessa área vinculada à área portuária”, explicou Dias.
O objetivo é garantir para o primeiro semestre de 2018 que as obras já viabilizem qualidade para o porto, transformando a realidade de seus usuários, através de um investimento em torno de R$ 25 milhões. “A fundação Getúlio Vargas já apresentou também aqui os primeiros dados para o chamado termo de referência que vai nortear o projeto definitivo. É ter um projeto para dar funcionalidade enquanto não se tem o projeto definitivo”, pontuou Dias.
Os recursos para as obras básicas iniciais são próprios do Tesouro Estadual. De acordo com o governo, as próximas intervenções serão definidas através de PPP (Parceria Público-Privada) ou de parcerias com a União.
Fonte: CCOM