Postes inteligentes começam a tomar conta de Parnaíba e prometem reforçar a segurança com uso de inteligência artificial
Postes instalados em algumas das vias mais movimentadas de Parnaíba têm chamado a atenção de moradores nos últimos dias. Cada vez mais presentes na paisagem urbana, os equipamentos ainda geram dúvidas sobre a real finalidade, especialmente entre quem circula diariamente pela cidade.
“Para instalar energia, instalar aparelhos… ainda vou estudar melhor para saber explicar”, comentou o pescador Antônio José, ao ser questionado sobre a função dos novos postes. A percepção é compartilhada por outros moradores, que observam a novidade, mas nem sempre sabem do que se trata.

Os equipamentos fazem parte do SPIA, um projeto que utiliza tecnologia avançada para reforçar a segurança pública. Conhecidos como postes inteligentes, eles são equipados com câmeras de alta resolução, capazes de monitorar em tempo real áreas estratégicas, auxiliando na prevenção de crimes, identificação de suspeitos e no apoio a investigações policiais.
De acordo com Anchieta Nery, diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), a instalação das câmeras integra um planejamento de expansão do sistema em diferentes regiões do estado. “Até o fim do mês de janeiro, nós vamos ter mais de 200 câmeras ativadas e a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle, que vai funcionar no 2º Batalhão. Dentro deste mês, Parnaíba estará com 100% do projeto ESPI executado”, explicou.
Segundo o diretor, o centro de comando instalado no município vai atender vários municípios da região Norte, abrangendo ocorrências de vários municípios, desde as mais simples até as mais complexas. Ele também adiantou que, em fevereiro, a SSP deve assinar um aditivo no valor de R$ 5 milhões, que prevê a instalação de mais 200 câmeras, formando um cinturão eletrônico no entorno de Parnaíba e Teresina, além de municípios do litoral como Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia.
Com o uso da inteligência artificial, o sistema promete tornar as ações de segurança mais rápidas e precisas. Entre os moradores, a expectativa é positiva. “É muito bom para a gente saber o que está acontecendo na cidade, sobre roubos, violência e até o trânsito. É algo muito evoluído”, avaliou o autônomo Raimundo Araújo.
Já a dona de casa Antônia Costa reconhece os benefícios, apesar das ressalvas. “O que não é tão legal é ser vigiado, mas se é para a segurança, é perfeito”, afirmou. Para ela, assim como para outros moradores, a esperança é de que a tecnologia traga mais tranquilidade e sensação de segurança no dia a dia da população.
Postes inteligentes começam a tomar conta de Parnaíba e prometem reforçar a segurança com uso de inteligência artificial
