Postos de combustíveis no norte do Piauí foram fiscalizados pelo Procon e o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) entre 19 e 23 de julho dentro da 14ª Operação Petróleo Real. As cidades visitadas foram Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande, e Buriti dos Lopes com 58 postos fiscalizados. Seis postos forma interditados por aplicarem a chamada medida baixa nas bombas de combustível. Pagam um valor e recebem menos combustível, fora o risco de adulteração. Os taxistas Wanderson José, Jhonatan Rocha e Rômulo Renan, que ficam no Terminal Rodoviário, afirmam que não confiam nos postos de Parnaíba; por isso, fazem monitoramento na quantidade de combustível e monitoramento da quilometragem.

A operação inibe a ação de estabelecimentos com ações mal-intencionadas na hora de vender o produto ao consumidor. Outro ponto que também foi fiscalizado e que resultou em autuações foi a composição química dos combustíveis. Os taxistas foram procurados por terem experiência em driblar as situações perceber quando algo está errado com o combustível; por isso a confiança é baixa.

A Operação Petróleo Real já resultou em cerca de 800 postos fiscalizados desde quando foi iniciada, ainda em fevereiro de 2022, até este mês de julho em todo o Piauí. A ação continuará por tempo indeterminado.