A Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc) promoveu, nessa quarta-feira (23), audiência pública para debater o projeto de concessão de uso do Terminal Turístico de Barra Grande, localizado no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. O projeto, elaborado pela Suparc, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), prevê a modernização, operação e manutenção do equipamento pela iniciativa privada pelos próximos 10 anos.

 

Inaugurado em julho de 2018, o Terminal Turístico de Barra Grande foi construído com o propósito de receber os turistas que chegam ao vilarejo e organizar os espaços públicos. O espaço possui 785,44m² de área construída, sendo dois pavimentos, e conta com boxes para empresas de transporte de passageiros, lojas de souvenires e vendas de passagens, praça de alimentação, área administrativa e estacionamento. O valor de outorga deverá ser usado como investimento no apoio ao turismo local, com projetos de infraestrutura, inclusão social, conservação e educação ambiental.

 

“O Terminal Turístico de Barra Grande é uma infraestrutura nova, o Estado entregou há pouco tempo e, embora não esteja sendo utilizada, é dos equipamentos que o governo tem dentro do seu ativo que está mais novo. Esse terminal tem uma função que não é tão somente servir como um ponto e embarque e desembarque de pessoas que vão para Barra Grande, mas de ser um centro de serviços e de apoio ao turista”, explica Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões, acrescentando que uma primeira audiência pública foi realizada no vilarejo de Barra Grande em julho deste ano e contou com a presença do prefeito e vereadores de Cajueiro da Praia, empresários e moradores.

 

De acordo com Viviane Moura, existe um processo em andamento no município de Cajueiro da Praia para trabalhar a requalificação urbana, principalmente na praia de Barra Grande, no que diz respeito ao trânsito de veículos de grande porte. “E muito provavelmente o terminal vai ser esse receptivo e ponto de concentração para que os carros maiores fiquem estacionados. E daí a gente tem o fomento e a indução de um novo tipo de serviço para o turista, que é o de transfer e receptivo, que a gente vê em muitos outros litorais, como Jericoacoara”, explica a gestora.

 

Segundo o empresário Raimundo Evangelista, proprietário de pousada em Barra Grande, o projeto de parceria atende aos pedidos da população, ligados ao número de carros no vilarejo e à insegurança causada pela ausência de um terminal em funcionamento. “Então, se você fizer um projeto desse, uma concessão de uso com um estacionamento já é uma segurança para o pessoal. Claro, tem que ter uma mobilidade de levar o turista até a pousada, tem que ter várias outras restrições para que o projeto tenha segmento, mas é um projeto altamente viável para a nossa Barra Grande. Hoje é insuportável o fluxo de gente com carros em lugares perigosos para o turista”, comenta Evangelista.

 

Os documentos permanecem em consulta pública até o dia 25 de outubro, próxima sexta-feira, e, após essa etapa, a superintendência levará o projeto para o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas para dar início ao processo de licitação ainda em novembro deste ano. “É um projeto interessante, que o Estado tem trabalhado de forma a estimular, principalmente, a iniciativa privada de Cajueiro da Praia e do litoral, porque eles conhecem as características e as peculiaridades relacionadas ao tipo de turismo de Barra Grande”, finaliza Viviane Moura.

 

Os comentários, sugestões e manifestações sobre o projeto deverão ser encaminhados à Suparc, devidamente identificados e fundamentados, pelo e-mail: terminalbg@ppp.pi.gov.br. A identificação dos autores será com apresentação das seguintes informações: nome, empresa, CPF/CNPJ, endereço, e-mail e telefone.

 

Fonte: CCom