O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta quinta-feira (24), no Palácio de Karnak, com o secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto e a superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares para acertar os últimos detalhes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O PPA será encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) até o dia 30 de outubro e, após a validação, será executado a partir de janeiro de 2020.

 

O Plano Plurianual é a base para o Orçamento do Estado e nele são estabelecidas as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidas pelos gestores por um período de quatro anos. O PPA 2020-2023 está sendo elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em parceria com a empresa Macroplan, consultoria contratada pelo Governo do Estado para ajustar a nova metodologia de gestão orientada para resultados.

 

O PPA tem como desafios elevar a expectativa de vida dos piauienses, elevar a escolaridade e a qualidade da educação, dinamizar a economia do estado, reduzir a pobreza e todas as formas de desigualdades, promover o desenvolvimento sustentável, promover a gestão pública eficiente e participativa, melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) até 2023, aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e trabalhar em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

 

“Não é fácil se planejar no Piauí e no Brasil, tendo em vista a conjuntura complexa que temos, mas estamos trabalhando numa perspectiva de um plano bem elaborado. Estamos inovando para ter o orçamento anual mais próximo possível da realidade. Trabalharemos com a projeção de cada despesa e receita, com plano de investimentos, baseados no que fazer para se ter melhor qualidade de vida, mais infraestrutura, para garantir o crescimento da economia, para reduzir mortalidade infantil e acidentes de trânsito, para melhorar os serviços. Atuaremos para que tudo isso seja concretizado, o que colocará o Piauí em outro patamar”, destacou o governador.

 

Segundo o secretário de Planejamento, Antônio Neto, o plano é baseado em uma nova metodologia de resultados. “Nesse novo método traçamos as metas e os indicadores que queremos atingir até 2023. Temos uma estratégia de acompanhamento de todos os indicadores que impactam no IDH do estado. O PPA está linkado com os ODS e aponta para que cheguemos a 2023 com um Piauí mais desenvolvido e incluído do ponto de vista ambiental, no combate às desigualdades e na redução da pobreza. Com isso chegaremos à principal meta, que é alcançar um IDH alto”, disse o gestor.

 

O PPA 2020-2023 conta, pela primeira vez, com a participação de representantes de conselhos territoriais e da sociedade civil dos 12 territórios de desenvolvimento sustentável. “Esse PPA foi amplamente discutido com todas as setoriais e com os representantes da sociedade. Tivemos plenárias com os territórios de desenvolvimento e um grande encontro que reuniu 970 conselheiros territoriais, definindo as prioridades para cada um desses territórios. Desse processo temos dentro do PPA um capítulo de ações territorializadas, onde os conselheiros e os municípios vão poder ver as ações previstas para cada território”, afirmou a superintendente da Seplan, Rejane Tavares.

 

Fonte: CCom