O líder do PT no Senado, senador Wellington Dias, afirmou ser viável realizar o plebiscito sobre a reforma política, sugerido pela presidente Dilma Rousseff. Para ele, o prazo de 70 dias, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é suficiente para esclarecer a população sobre os temas da consulta. Wellington comparou a situação ao período de propaganda eleitoral de 45 dias que, segundo ele, é suficiente para fornecer informações aos eleitores.
“A população, ao contrário do que a gente pensa, já tem noções, tem inclusive iniciativas de proposta para o Parlamento sobre a reforma política”, disse o senador. Para Wellington Dias, a reforma política não resolve tudo, mas dá uma grande resposta aos anseios da população.
Na opinião do senador, como o Congresso Nacional tenta fazer, sem sucesso, a reforma política há cerca de 30 anos, o plebiscito talvez aponte o caminho certo para realizá-la.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, também defendeu nesta quarta-feira (3) a realização do plebiscito. De acordo com a presidente do TSE, ministra Carmem Lúcia, seriam necessários, no mínimo, 70 dias para viabilizar o plebiscito, após a aprovação do decreto legislativo pelo Congresso Nacional. O presidente do Senado disse que a afirmação da ministra foi apenas uma hipótese diante da aprovação do decreto legislativo.
Para o senador, é importante que o projeto de decreto legislativo seja aprovado logo. Segundo Renan Calheiros, o projeto deverá começar a tramitar pela Câmara dos Deputados e depois seguir para o Senado. Se o texto for alterado no Senado, terá que voltar para a Câmara.
Fonte: Meionorte.com