Restando ainda onze meses para as eleições gerais de 2014, o senador Wellington Dias (PT) e o vice-governador Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB) têm cumprido uma intensa agenda pelo Estado. Em busca de apoio político e de visibilidade junto aos eleitores, eles participam de seminários, encontros, inaugurações de obras, festejos, dentre outros eventos realizados em diversos municípios piauienses, de Parnaíba a Corrente.

Os dois pré-candidatos são uníssonos ao afirmar que o debate eleitoral precisa ser deixado apenas para o próximo ano. Mas, na prática, têm tomado uma posição diametralmente distinta da que pregam.

Só na última sexta-feira (1), os senadores Wellington Dias (PT) e João Vicente Claudino (PTB) visitaram, juntos, seis municípios do Médio Parnaíba. Em Barro Duro, por exemplo, foram ciceroneados pelo prefeito Francisco Pereira (PTB), e realizaram uma palestra na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No mesmo dia, participaram de outro encontro com moradores do município de Passagem Franca, onde foram recepcionados pelo prefeito Raislan Farias (PTB) e pelo vice Manoel Rodrigues (PT).

Nos dois eventos, Dias e JVC fizeram uma espécie de prestação de contas dos seus mandatos, e foram prestigiados pelos deputados João de Deus (PT), Fernando Monteiro (PTB) e Flora Isabel (PT), pelo secretário de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes (PT), e pela ex-secretária Regina Sousa.

Outro que tem aproveitado o cargo para se aproximar dos eleitores é o vice-governador Moraes Souza Filho. Com a perspectiva de assumir o Governo em abril do próximo ano, o peemedebista já há um bom tempo aumentou sua assiduidade nos eventos da agenda oficial do governador Wilson Martins (PSB).

Paralelamente, o cargo de presidente da Federação das Indústrias do Piauí tem sido proveitoso para a pré-candidatura de Zé Filho. Isso porque, além de receber destaque nas propagandas partidárias do PMDB, o vice-governador também aparece no horário nobre como garoto propaganda do comercial que mostra as ações desenvolvidas no Estado pelo Sistema Fiepi/Sesi/Senai.

Dos três pré-candidatos, o que menos tem sido visto em pré-campanha é o ex-prefeito Silvio Mendes. Ele só começará a percorrer o Estado em janeiro de 2014, quando será o principal palestrante dos seminários organizados pelo Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB. Por enquanto, o contato do tucano com os eleitores tem ocorrido, essencialmente, por meio de suas aparições na imprensa e através da propaganda partidária do PSDB no rádio e na televisão.

Silvio tenta apresentar um perfil de desapego ao poder e afirma reiteradamente que não se considera “político”. A estratégia, contudo, tem incomodado alguns dos seus correligionários, o que ficou patente na última semana, quando o ex-prefeito envolveu-se numa rusga com o deputado Deusimar Brito Tererê (PSDB), que, por sinal, é um dos principais defensores da aliança PSDB-PMDB-PSB.

O ex-prefeito garante que não está ansioso para tratar sobre eleições. No entanto, ele admite que, em 2014, só aceita trilhar um caminho – a candidatura ao Governo do Estado.

Fonte: O Dia