O prefeito de Buriti dos Lopes, município localizado a 302 km da capital Teresina, aproveitou o momento de discurso durante o III Encontro de Prefeitos da Planície Litorânea, realizado na manhã desta terça-feira (17), para fazer críticas ao Ministério Público, ao governo do estado e governo federal.
Na ocasião, estava presente, o membro do Ministério Público na cidade de Cocal, o promotor de justiça, Francisco Túlio Ciarlini Mendes. O prefeito Bernildo Val disse que ainda não sabe de nenhuma iniciativa do MP para reivindicar pela reabertura do Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, localizado no município de Buriti dos Lopes.
Segundo ele, todos os populares da cidade que precisam de atendimentos urgentes são levados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, que por falta de estrutura suficiente, acabam passando por dificuldades. Outros prefeitos também relataram sobre a precariedade da saúde pública nos municípios que gerem.
“O Ministério Público não tem que ficar omisso diante dessa situação, tem que cobrar do estado”, disse o prefeito.
O representante da cidade de Buriti dos Lopes disse ainda que o governo do estado não investe nenhum centavo no social na cidade. “Isso é um absurdo. Tudo de ruim que acontece colocam a culpa nos municípios”.