A Secretaria Municipal de Transporte(Setrans) e a Guarda Civil Municipal realizarão de onze a 18 de maio um conjunto de ações para a redução dos acidentes de transito em Parnaíba. Os dados do ano passado, tabulados pela Setrans, revelam que 18 % dos condutores envolvidos nos acidentes estavam alcoolizados. O plano será desenvolvido através de palestras, oficinas e práticas em parceria com os órgãos de transito da cidade entre os quais a Policia Rodoviária Federal, BPTRAN, Detran. As aulas serão ministradas no Centro de Ensino Técnico Intensivo-(Conete/Fateci),que também  é parceiro. O relatório da Strans não informa a quantidade de mortes no ano passado.

O plano será desenvolvido com a participação de estudantes de ensino infantil ao superior e na prática com a realização de blitz educativas, dicas de trânsito e panfletagem nos principais pontos de circulação de veículos.

No ano de 2011 foram registrados 985 acidentes no transito de Parnaíba,  sendo que 30% destes referêm-se a queda de motocicleta que é a principal causa. As colisões envolvendo carro e moto aparecem em segundo lugar com 19,5% atendimentos, enquanto que as colisões envolvendo motocicletas ficam em terceiro lugar com 11.5%. Os exames clínicos que são submetidos às vitimas confirmam o alcoolismo entre a maior causa de acidentes no transito de Parnaíba, o percentual é de 18,98 %. As informações são da Secretaria Municipal de Transporte junto ao SAMU e Pronto Socorro Municipal, conforme informou o secretario, Antônio de Pádua Melo.

Por ocasião da Semana Nacional do Transito, a Polícia Rodoviária Federal com o apoio das secretarias de Transporte e da Saúde de Parnaíba realizará no dia 22 de maio na BR 343, destino Parnaíba a Luis Correia, atividades educativas voltadas para os condutores de veículos carga. As atividades incluem abordagens, dicas de saúde que visam melhorar o desempenho do condutor no volante.

Com informações da Ascom PMP.