visita_rosseto_dsc_0730Assegurar o município de Parnaíba como zona livre da febre aftosa é uma das estratégias compartilhadas com os criadores de animais e empresários do setor agropecuário. No ano passado, a cobertura vacinal chegou a 97,38% no Estado e este ano a meta é de atingir 100% para assegurar o desenvolvimento da pecuária.  A vacinação encerra no dia 31 de maio, e a  certificação que está acontecendo desde o início deste mês encerra no dia 15 de junho.

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria do Setor Primário e Abastecimento, está colaborando com a divulgação e orientação dos criadores para que vacinem o gado. De acordo com secretário Eduardo Esmeraldo, a medida garante mais qualidade e competitividade no comércio pecuarista da região.

Segundo a veterinária da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Liandra Werner Thomaz, a meta em Parnaíba é que seja atendida uma demanda acima de 90%. A recomendação é para que os criadores procurem se adiantar  nas vacinações e na certificação do gado para evitar transtornos.

Fonte: Ascom