Reunião no gabinete da prefeitura sobre violência e uso de drogas. Foto: Sérgio Ricardo

A promoção da postura correta de crianças e adolescentes diante das sujeições da violência e do uso de drogas motivou uma reunião com o vice-prefeito Chagas Fontenelle, o Capitão Heleno de Souza Maia, secretário municipal de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança; Rosany Corrêa, secretária municipal de Educação; policiais militares e o vereador Astrogildo Fernandes em torno do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, o PROERD.

O encontro, que fazia parte de uma solicitação do vereador Astrogildo Fernandes, aconteceu às 11h30 de sexta-feira (22) no gabinete da prefeitura. O vereador solicitou ao prefeito Florentino, ainda na quinta-feira (21), que as Secretarias de Educação e Articulação com as Forças de Segurança abraçassem a causa. Pensando em resultados positivos para a cidade, ele provocou um encontro sob liderança do vice-prefeito. Também estava agendada para a sexta-feira a presença da Coordenação de Segurança do Governador através de Maria Elizete de Lima Silva, major da Polícia Militar, que é responsável pelo PROERD no Estado do Piauí.

Na oportunidade, Elizete de Lima apresentou as ações desenvolvidas pelo programa e os resultados que a atividade preventiva traz as crianças e adolescentes quanto a resistência ao uso de drogas e a violência.  A secretaria de Educação Rosany Corrêa instigou que o PROERD fosse apresentado à Câmara de Vereadores, assim como foi exposto ao Executivo. O capitão Heleno de Souza Maia, secretário municipal de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança, citou experiências passadas sobre atividades de prevenção contra drogas que deram certo e se dispôs a auxiliar o desenvolvimento do PROERD, dentro da esfera de abrangência de sua secretaria.

O vereador Astrogildo Fernandes mencionou sua experiência na Segurança Pública. De acordo com ele, o trabalho preventivo relacionado a drogas e a violência, em favor de crianças e adolescentes, o motivou a articular junto ao Executivo Municipal e a Polícia Militar o funcionamento mais eficaz e maior abrangência do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, o PROERD. O vice-prefeito de Parnaíba Chagas Fontenelle presidiu a reunião assumindo o compromisso, com a sociedade, de oportunizar uma nova cultura de paz aos estudantes do ensino fundamental através da parceria entre Polícia Militar, a Escola e a Família.