Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar (PGE) contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Em 2020, a iniciativa vai reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia.

 

Uma live com o escritor e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e pessoal, Eduardo Shinyashiki, marcou o lançamento do Prêmio de Gestão Escolar 2020, nessa terça-feira (16), com transmissão pelo canal do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no YouTube e na página do órgão no Facebook. O prêmio é promovido pelo Consed em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

Um dos depoimentos da abertura da live foi de Mirlane Ramos, diretora da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, escola da zona leste de Teresina que venceu a etapa estadual do prêmio em 2018.

 

 

“O prêmio em si já traz muitos benefícios para a escola, pois ela passa a ser mais procurada, a comunidade escolar procura e valoriza mais nosso trabalho, nossos alunos passam a ser mais motivados na participação dos projetos e atividades da escola, os professores se articulam e se engajam mais no ensino-aprendizagem, enfim, cria um clima mais agradável para a equipe gestora desenvolver seu trabalho”, relatou Mirlane.

 

O professor Sebastião Gomes Ferreira, gerente de Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), afirma que o Piauí tem participado de forma significativa, tendo recebido premiações em âmbito nacional.

 

“Criaremos uma coordenação estadual replicando a parceria Seduc e Undime para motivar as inscrições, fazendo com que mais e mais escolas participem. Tenho dito que só participar já é uma vitória, mas temos as premiações locais e nacionais. Teremos o lançamento, na quarta-feira (24), por meio de uma webconferência, para incentivar a participação de nossas escolas no Prêmio Gestão Escolar 2020 etapa estadual”, completa o gerente.

 

Pela primeira vez o prêmio também vai contemplar o professor e a equipe escolar. A iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe ao considerar, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem.

 

De acordo com a coordenadora nacional do Prêmio Gestão Escolar e secretária da Educação do Tocantins, Adriana Aguiar, a suspensão das aulas presenciais nas escolas provocou uma mudança importante no formato do prêmio e esta será a principal novidade da edição deste ano.

 

 

“Este ano o Prêmio Gestão Escolar vai buscar, sobretudo, proporcionar um processo de diálogo diferente para compreender as práticas, das mais diversas possíveis. Queremos ampliar a participação dos municípios nesta edição. Vamos aproveitar também para trabalhar em regime de colaboração com os estados, olhar e compreender a realidade da gestão, a complexidade e as soluções encontradas”, destaca a coordenadora.

 

A edição 2020 do PGE tem o patrocínio da Fundação Itaú para a Educação e Cultura e conta com a parceria da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana,  Instituto Natura, Ministério da Educação, Unesco, Unicef e Univesp.

 

Inscrições em: www.premiogestaoescolar.com.br

Fonte: Ascom/Consed