Usar panelas de alumínio na hora de cozinhar é algo muito comum na região Norte do Brasil – isto se deve ao fato dos utensílios de cozinha feitos com esse  material terem preço mais acessível ao bolso do consumidor.  

 

O que muita gente não sabe é que a comida preparada em recipientes produzidos a partir desse metal pesado pode em algumas situações oferecer riscos à saúde dos consumidores a longo prazo.

 

No centro comercial de Parnaíba, não é difícil encontrar utensílios de alumínio para cozinha.  Fazer uso de panelas feitas de outros materiais, como aço inox, pode ser uma saída para quem quer evitar ter problemas, que podem ser causados pela absorção de substâncias nocivas ao organismo humano. “Sobre as panelas, a gente pode estar substituindo elas por panelas de aço-inox e também por panelas de porcelana e de vidro, elas são mais caras, porém, hoje em dia a gente encontra muita questão de parcelamento, porque é um investimento, elas tem uma boa durabilidade, você não areando essa panela ela tem uma durabilidade bem maior. O melhor mesmo é a gente melhorar os hábitos, consumir mais frutas, mais verduras, mais vegetais de forma geral, que são antioxidantes você vai ter uma forma equilibrada no seu intestino e vai absorver menos esse metal pesado ou então quando chegar a absorver ser expelido e não ser depositado nas regiões que a gente tem para serem depositadas”, explicou a nutricionista Natália Menezes. 

 

Evitar raspar o fundo das panelas de alumínio e utilizar colheres de madeira, por exemplo, pode ajudar a evitar que essas substâncias acabem sendo transferidas para o alimento. É importante redobrar os cuidados para evitar problemas futuros.