A presidenta Dilma Rousseff entregou nesta sexta-feira (16) em Parnaíba 982 unidades habitacionais dos conjuntos Esplanada do Rosápolis I e Caminho do Rosápolis “A” e “B” do Programa Minha Casa Minha Vida. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os ministros da Educação, Henrique Paim, das Cidades, Gilberto Occhi, do governador do Estado do Piauí, Zé Filho e o prefeito de Parnaíba Florentino Neto.

Antes de ser anunciada na grande tenda montada para acomodar cinco mil pessoas, entre convidados, populares, beneficiários e familiares, a presidenta conheceu as instalações de uma das casas do residencial. Cada unidade tem área privativa de 37,15 m², divididos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço externa.

Em seguida, sempre acompanhada do prefeito Florentino Neto, a presidenta cumprimentou um grupo de funcionários que trabalharam nas obras do residencial.

O prefeito de Parnaíba foi o primeiro a dar as boas vindas à presidenta. Em seu discurso anunciou e agradeceu os inúmeros recursos que possibilitaram obras importantes para a infraestrutura, saneamento, saúde, educação e moradia.

Mencionou a implantação do curso de Medicina e reforçou o pedido de desmembramento da UFPI e criação da Universidade do Delta. Ao fim de seu discurso anunciou a entrega do título de cidadã parnaibana a presidenta Dilma.

Neste momento os vereadores Carlos Alberto Santos Souza e Reinaldo de Castro Santos Filho, autores da proposição de 2009, e a presidente da Câmara, Neta Castelo Branco, entregaram a medalha e o título. A outorga de mérito já tinha sido aprovada há cerca de cinco ano quando Dilma Rousseff era Ministra da Casa Civil e já prestava relevantes serviços ao município.

Na sequência seis famílias beneficiadas com as unidades habitacionais, em representação às outras 976 também presentes, receberam das mãos de autoridades as chaves de suas casas.

A presidenta da República, o governador do Piauí, o ministro das Cidades, o prefeito de Parnaíba e o presidente da Caixa Econômica Federal descerraram a placa alusiva à inauguração dos conjuntos habitacionais, denominados atualmente de Residencial Dom Rufino.

Em seu discurso a presidenta Dilma Rousseff iniciou agradecendo o título recebido. Falou dos programas sociais que surgiram com o objetivo de dividir a riqueza nacional, como é o caso do Minha Casa Minha Vida e Pronatec. Falou sobre a satisfação em implementar o curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí e da vinda de mais profissionais do programa Mais Médicos para cobertura integral da demanda do Estado.

Foi zelosa e respeitosa com os beneficiários contemplados nesta primeira etapa do Residencial Dom Rufino e anunciou a continuidade do Programa Minha Casa Minha Vida III, com o objetivo de acabar com o déficit habitacional em todo país. Segundo ela, o programa classificado como o maior programa habitacional da América Latina, já beneficiou 3 milhões e 750 mil pessoas, além de gerar emprego e renda para os trabalhadores que as construíram.

Por conta destes resultados, e da possibilidade única dada a estas pessoas de conquistarem o direito a casa própria, ela considera tão importante a continuidade do programa.

Fonte: Ascom