O governador Wilson Martins afirmou, durante o lançamento da Campanha da Fraternidade, na Arquidiocese de Teresina, que o Piauí foi o único Estado do Brasil que ampliou o número de beneficiados com o Programa Pró-Jovem Urbano, que qualifica jovens profissionalmente em uma habilidade e paga bolsa de R$ 100 mensais por seis meses.
Ele disse o Pró-Jovem Urbano ampliou seu número de beneficiados dos 5.800 estudantes, em 2012, para 14.800 estudantes, em 2013, um aumento de mais de 100%.
“Isso favorece a inclusão das pessoas. Você tem professores capacitados, preparados, treinados em áreas técnicas para profissionalizar os jovens. Ele ganha uma bolsa para isso. É a preparação dos jovens para a construção dos caminhos para os jovens”, declarou Wilson Martins.
Durante lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema é Fraternidade e Juventude, o governador Wilson Martins falou sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado voltadas para este público. Wilson falou sobre a importância da parceria entre poder público e Igreja para realizar projetos que envolvam e preparem os jovens e os afastem da marginalidade.
“É uma felicidade a Igreja ter escolhido este tema. A juventude constrói a nossa história e o Governo vê com muita alegria essa parceria com a igreja não apenas na época da Campanha da Fraternidade, mas ao longo de todo o ano”, disse o governador, ressaltando que os jovens são um foco importante das ações do Governo do Estado. “Temos projetos voltados aos jovens sendo desenvolvidos dentro da área de educação, saúde e esporte, e temos uma coordenadoria própria para esse público, que é a Coordenadoria da Juventude (Cojuv), criada em 2011”, disse.
Wilson Martins falou que o Governo do Estado tem programas como o Minha Primeira Terra, linha de financiamento especial para o jovem que vive no campo.
O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, ressaltou que a juventude ganha novo destaque no âmbito das ações da Igreja Católica no Brasil em função da realização da Jornada Mundial da Juventude que acontece, em julho, no Rio de Janeiro. “O jovem brasileiro será anfitrião da Jornada e deve ser o farol para aqueles que vêm de fora”, disse o arcebispo, destacando que as parcerias com instituições como o Governo do Estado são necessárias para que o jovem possa ser protagonista.
Fonte: Meionorte.com