Processo eletrônico, TaxiGov e Siapo marcam novas ações de modernização no Estado
O Governo do Estado se prepara para implantar novas ações na gestão pública que visam dar mais agilidade aos serviços e garantir economia nos gastos. Os novos projetos fazem parte de todo o processo de Reforma Administrativa que busca tornar a máquina pública mais eficiente e econômica. Dentre as novidades desse processo de modernização está a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), TáxiGov, Portal de Serviços ao Cidadão e do Sistema Integrado de Avaliação do Planejamento e Orçamento (Siapo).
O primeiro a ser implantado será o Sistema Eletrônico de Informações, que já vem sendo desenvolvido e deverá acabar com os processos em papel dentro do Governo do Estado. “Esse sistema tornará a tramitação mais rápida, ganharemos muito em eficiência, além da redução de custos. Ainda em fevereiro o piloto será implantado na Secretaria de Administração e na Agência de Tecnologia e, em um ano, todos os órgãos do governo contarão com o processo eletrônico”, explicou o secretário de Administração, Ricardo Pontes.
A economia com o aluguel de veículos é outra meta de redução. Isso se dará por meio da implantação do Taxi Gov. O modelo será semelhante ao que já é utilizado em Brasília e São Paulo e será contratado por meio de licitação. “A licitação será do serviço e da plataforma tecnológica para que possamos acompanhar todo o fluxo dos carros que serão locados e também o custeio em cada órgão. A Controladoria Geral está estimando a redução de custos, que será notável. O edital será lançado em março e a previsão é que a partir de abril as secretarias já estejam utilizando o Taxigov”, disse Ricardo Pontes.
Da mesma forma, um novo sistema de coleta de dados foi elaborado: o Sistema Integrado de Avaliação do Planejamento e Orçamento (Siapo). É uma ferramenta importante para o controle das ações, pois além de avaliação do governo como um todo, o sistema permite avaliação das ações pelos gestores de cada uma das pastas, para que eles saibam quais desafios enfrentam e que produtos estão sendo de fato oferecidos para a sociedade.
Ainda dentro do processo de modernização, o Governo irá criar o Portal de Serviços ao Cidadão. Ele será um ambiente online onde será possível, para a população, ter acesso fácil e rápido a diversos serviços públicos.
Ações em andamento
O Governo do Piauí já possui algumas ações que tornam diversos serviços mais rápidos, econômicos e eficientes. O processo de modernização vem acontecendo em várias áreas, tais como educação, saúde, cidadania e segurança. Um ponto importante da modernização é o foco na descentralização dos Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão. Os CIACs ofertam à população toda a estrutura de prestação de serviços públicos oferecidos pelo governo em um único espaço.
A unificação de serviços representa uma economia significativa para o Governo do Estado e a descentralização no atendimento dos serviços públicos proporciona um melhor acesso à população.
Na educação, aplicativos como o Mobieduca.me, tem sido usado para combater a evasão escolar, um dos principais objetivos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ele integra consultoria tecnológica e pedagógica de acompanhamento escolar para evitar a evasão e o bullying. Outra ferramenta utilizada é o ISeduc Professor, no qual o docente registra diariamente todas as aulas, avaliações e lança as notas.
A mediação tecnológica com o Canal Educação também tem sido um instrumento para fazer com que o ensino chegue em todo Piauí. Estudantes tem acesso a rico conteúdo, onde podem assistir online videoaulas, responder questões, tirar dúvidas e enviar redação para que os professores possam corrigir. Tudo isso na tela do celular, pelo aplicativo. A ferramenta também pode ser utilizada por professores, como apoio às aulas de preparação para o Enem.
O processo de modernização do Governo do Estado também tem possibilitado a facilidade de empreender. Em recentes dados divulgados pela Receita Federal do Brasil, o Piauí ocupa a segunda posição no Ranking de Qualidade da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A cada dois dias e 13 horas um novo negócio é aberto e 78% das pessoas que querem empreender conseguem iniciar e finalizar o registro da empresa em até três dias.
Fonte: CCOM