Ovos de Páscoa sofrem reajuste de 8% no comércio do Piauí (Foto: Fernando Brito/G1)
Ovos de Páscoa sofrem reajuste de 8% no comércio do Piauí (Foto: Fernando Brito/G1)

O domingo de Páscoa se aproxima e com ele a tradição de presentear, com ovos de páscoa, a amigos e familiares. A demanda comum nesta época do ano até existe, mas expectativa do comércio local não é muito animadora. Isso porque, segundo o Sindicato dos Varejistas do Piauí, a oferta do produto está 8% mais cara e a procura diminuiu em 22%.

Por causa disso, a expectativa do órgão é que o comércio de ovos de páscoa tenha sua pior venda de ovos dos últimos anos. “Se até quinta-feira (24), a procura não aumentar, teremos a pior venda dos últimos anos. Para atrair os consumidores, as fábricas fizeram ovos de vários tamanhos e colocaram mais brindes”, declarou o presidente do sindicato, Raul Lopes Filho.

Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio apontou que produtos comuns na Páscoa aumentaram nos últimos 13 anos, e entre os itens que mais tiveram aumento foi o ovo de chocolate, que ficou 13,3% mais caro. E os consumidores sentiram no bolso.

Sabrina comprou ovos de páscoa para sobrinhos em Teresina (Foto: Fernando Brito/G1)
Sabrina comprou ovos de páscoa para sobrinhos
em Teresina (Foto: Fernando Brito/G1)

Um supermercado da Zona Leste de Teresina chegou a fazer promoções durante todo o mês para intensificar as vendas do produto. Ovos de chocolate que custavam R$ 43,98 baixou para R$ 29,90. Nos fins de semana, outra promoção incentiva o consumo. O cliente que leva dois ovos de páscoa, paga 50% do valor no segundo.

Quem carregou a cestinha do supermercado com ovos de chocolate foi Sabrina Meireles, de 28 anos, que mora no bairro Real Compagre, Zona Norte da capital. Ela levou ovos de páscoa para os cinco afilhados, um compromisso que todos os anos ela não deixa de seguir. O valor do produto nas prateleiras assustou um pouco, mas ela conta que o sorriso e a alegria no rosto dos afilhados, preço nenhum paga.

“Foi um aumento considerável porque todo ano eu compro, e claro deu um pouco para sentir no bolso. A inflação que aumenta os preços de todos os produtos até deixa o consumidor tímido. Mas não tinha como eu deixar de comprar porque é quase que uma obrigação, são para os meus afilhados”, disse.

Casal aproveita promoções para poder presentear filhos (Foto: Fernando Brito/G1)
Casal aproveita promoções para poder
presentear filhos (Foto: Fernando Brito/G1)

Os filhos e a esposa de Geordy Pereira, de 45 anos, também não vão ficar sem o doce este ano. Assim como Sabrina, ele presenteia a família com ovos de chocolate. O carrinho estava cheio, mas “o valor da conta no caixa do supermercado vai ficar alta”, disse ele.

“Estão todos caros, por isso tenho aproveitado as promoções para poder garantir e fazer todo mundo em casa feliz”, disse.

Há quem faz pesquisas em lojas e supermercados até achar o produto no local mais barato. Mas tem gente que nem olha o preço, como fez o professor universitário Moacir Orsan, que garantiu o ovo de páscoa para o filho e para a esposa.

“Eu confesso que não olhei o preço, apenas pedi a ajuda da vendedora que estava orientando o melhor para levar. Mas por conta do aumento nos preços, o valor com certeza deve estar acima do normal”, contou.

Fonte: G1/PI