Afastar crianças e adolescentes do uso de entorpecentes, contribuindo para a redução da criminalidade. Essa é a missão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), uma iniciativa da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), que já atende em 82 escolas em todo o Estado, sendo 43 em Teresina. Para o ano que vem, o programa será expandido, devendo atuar em 200 escolas – mais do que o dobro das instituições atendidas atualmente.
“O calendário escolar diferenciado compromete bastante nosso trabalho, bem como a realização de eventos grandiosos, como a Copa do Mundo de 2014, que resultou em um grande número de feriados durante a semana. Mas, em 2015, queremos compensar, ampliando o programa para um total de 200 escolas em todo o Piauí”, explica major Elizete Lima, coordenadora do Proerd no Estado. Segundo ela, este ano, o programa contabilizará a formação de 10 mil crianças.
Para acompanhar as aulas, cada aluno recebe uma cartilha e, no final do curso, os estudantes se formam e recebem um diploma atestando que eles estão informados sobre os malefícios que as drogas trazem, sejam elas lícitas ou ilícitas, o que lhes dá melhores condições para recusar o uso. O público-alvo do Proerd se divide em quatro categorias: kids (crianças que estão no maternal e jardim); crianças de 9 a 12 anos; de 13 a 14 anos e os pais.
O programa consiste em 50 minutos de aula, ministradas uma vez por semana por um policial capacitado para esta finalidade. Durante a execução do programa, os alunos da escola passam por 12 lições, as quais debatem temáticas como: álcool, drogas, bullying, lições de cidadania, amizade, entre outras questões. A escola que tiver interesse em desenvolver o programa com seus alunos deve entrar em contato com a Polícia Militar do Piauí.
Mais de 10 mil crianças formadas em 2013
Em 2013, o Programa Educacional de Resistência às Drogas formou 10.524 crianças e adolescentes em todo o Estado e mais de 10 mil pessoas também presenciaram palestras extras sobre o debate dos malefícios do uso de entorpecentes. O Proerd visa o bem-estar social, atuando na prevenção da criminalidade, em especial na redução do uso de drogas entre os jovens.
Fonte: CCom