Professores efetivos da rede pública do Piauí com formação em língua inglesa e que atuam nessa área podem participar de um edital de seleção do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Inglês, financiado pela Fulbright , renomado programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, criado em 1946. O programa oferece bolsas de desenvolvimento profissional a esses professores, para o aprimoramento do ensino de Inglês, visando o desenvolvimento da competência global de educadores e alunos, compartilhando melhores práticas educacionais.
Os interessados devem acessar o link https://paplipiaui.wixsite.com/papli para ter acesso ao edital e também às informações sobre critérios de elegibilidade, cronograma e dúvidas frequentes. Nesse endereço, os professores interessados e que cumpram os requisitos solicitados, poderão realizar sua inscrição preliminar, referente a Primeira Etapa do Processo.
“Essa iniciativa é uma excelente oportunidade para os professores de Língua Inglesa, pois oferece, dentre tantos benefícios, a vivência de práticas de sucesso na área de educação, as quais poderão ser compartilhadas com outros docentes que trabalham em prol da educação de qualidade no Estado do Piauí”, afirma Gildete Milu, diretora do Centro de Formação Antonino Freire e representante da instituição nesse Programa.
Além de professores brasileiros, podem concorrer também docentes de países como Bangladesh, Botswana, Finlândia, Grécia, Índia, Indonésia, Israel, Quênia, México, Marrocos, Nova Zelândia, Filipinas, Senegal, Singapura , Taiwan e Uganda. Em sua segunda edição,o Programa oportuniza,pela primeira vez que professores piauienses possam concorrer como representantes do Brasil.
A professora Patrícia de Oliveira Lucas, docente da Coordenação de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Piauí e Coordenadora Fulbright DAI 2019-2010, ressalta que trata-se de um momento extremamente importante para os professores que trabalham no ensino público. “E isso reforça, entre outros aspectos, a relevância da formação continuada, o que contribui, significativamente para o fortalecimento das relações entre a Secretaria de Educação e a Universidade, já que muitos de nossos egressos começam suas carreiras nesses contextos educacionais”, destaca.
Dia 25 de fevereiro de 2019 é a data limite para que as Secretarias de Educação de todo Brasil informem à Comissão Fulbright sobre os nomes dos possíveis candidatos selecionados. Para maiores informações e prazos, acesse o site e encaminhe seu email, caso precise de informações adicionais.
Fonte: CCom