Profissionais de saúde do Piauí começam a ser vacinados contra a dengue em fevereiro
Os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde, no Piauí e em todo o país, vão começar a ser vacinados contra a dengue a partir do dia 9 de fevereiro. A imunização será feita com a Butantan-DV, primeira vacina 100% brasileira e de dose única contra a doença.
A vacinação será direcionada principalmente aos trabalhadores da atenção básica, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e fazem o primeiro atendimento a pacientes com sintomas da dengue.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização desse público só foi possível com a chegada de um novo lote de vacinas produzido pelo Instituto Butantan. Ao todo, mais de um milhão de doses devem ser entregues até o fim de janeiro para garantir a proteção desses profissionais que estão mais expostos ao vírus.
A vacina brasileira protege contra os quatro tipos do vírus da dengue e apresenta bons resultados nos estudos, com redução significativa dos casos graves e proteção total contra internações. A expectativa do governo é ampliar gradualmente a vacinação para a população em geral, incluindo pessoas de 15 a 59 anos, conforme a chegada de novas doses.
No Piauí, a Secretaria de Saúde deve seguir o cronograma nacional, priorizando os profissionais que atuam diretamente nas unidades do SUS. O estado também segue oferecendo a vacina QDenga, de duas doses, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde.
