palestraA equipe técnica e demais servidores do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em HIV e Aids de Parnaíba, participou na manhã desta quinta-feira (23) de uma capacitação para o atendimento às pessoas com surdez. Tal capacitação vem ao encontro de uma necessidade de melhor atendimento, acolhimento e compreensão das pessoas com surdez que procuram o serviço de saúde no município.

A capacitação foi conduzida pela Técnica da Coordenação Estadual de DST e Aids/SESAPI Tâmara Vila Nova, em parceria com a Associação de Surdos de Teresina (ASTE), que enviou as palestrantes Yasmim Carla de Sousa e Tamires Maria Leite Cavalcante e o instrutor Rômulo Lima.

No primeiro momento, além da apresentação do Alfabeto Manual, foi explicado como deve ser a comunicação com a pessoa surda, de modo a facilitar a compreensão de ambos os lados, evitando os desgastes e constrangimentos. Foi explicado ainda a posição mais adequada para facilitar a comunicação, além da expressão facial e dicas de como chamar atenção através de toques e sinais. “Tudo isto, é claro, foi explicado em LIBRAS, para que pudéssemos nos familiarizar mais com a linguagem de sinais”, comentou a coordenadora do CTA, Alice Vitória.

No segundo momento da capacitação foi ministrada a palestra Sexualidade e Aids em Libras, com destaque para as principais questões que envolvem o cotidiano no atendimento às DST’s e Aids, como as principais doenças e sintomas. “Importante ressaltar que muito ainda há para se aprender em relação linguagem de sinais e ao atendimento às pessoas com surdez, mas esta capacitação caracteriza-se como um primeiro passo para superar esta barreira que é a falta de comunicação, como um fator limitante de todos ao acesso aos serviços de saúde” enfatizou Alice.

Fonte: Ascom