
A abertura do Programa Justiça Itinerante foi realizada na manhã de segunda (12) com a presença de autoridades da cidade e do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. O programa tem por objetivo facilitar e estreitar as relações mais necessitadas e que buscam solução mais rápida no conflito.
Para Leandro Emídio, Juiz de Direito Titular da Comarca de Oeiras e supervisor do Programa na cidade, quando realizado o programa sempre é muito positivo, uma vez que desde o seu ano de criação, em 2003, já atendeu mais de 400 mil processos no Piauí dos quais mais de 35 mil foram julgados definitivamente.A retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito; divórcio consensual; reconhecimento de paternidade; reconhecimento de união estável; e outros serviços serão disponibilizados a toda a população até o dia 16 de agosto na Praça Santo Antônio.
Entre os serviços foi incluído o projeto “Eu tenho um pai” que possibilita a celeridade do reconhecimento de paternidade às pessoas que possuem apenas os nomes das mães em suas documentações. Caso seja necessário, as pessoas envolvidas poderão fazer o teste de DNA em um laboratório montado na própria Praça Santo Antonio.Anísio Oliveira é aposentado e já teve muitos problemas por conta do estado de conservação que o seu registro de nascimento se encontra, por isso, juntou seus documentos e compareceu a abertura do Programa Justiça Itinerante.
“Algumas pessoas sempre mandavam ajeitar, mas a partir de hoje acredito que vou sair daqui com o problema resolvido”, confirma o aposentado.
No dia 14 será realizado também o casamento comunitário com 168 casais a partir das 18 h, no Centro Cívico. Já os serviços oferecidos gratuitamente serão disponibilizados até o dia 16 de agosto na Praça Santo Antônio.