Delimitando a relevância da energia para o desenvolvimento estadual, o líder governista na Assembleia, João de Deus (PT), enalteceu na manhã de ontem os avanços orquestrados pela gestão na área, destacando a inauguração de seis subestações nos últimos oito anos e lembrando para o processo de instalação de mais uma obra do tipo.
Tais imposições contemplaram o discurso do deputado, que revelou que o Governo Federal no período, abrangendo a administração de Lula (PT) e Dilma (PT), já investiu R$ 1,3 bilhão no Piauí somente no programa ‘Luz para Todos’ e na infraestrutura de rede; esse índice saltará para R$ 1,6 bilhão, com os investimentos condizentes ao projeto ‘Energia Mais’ e a modernização do sistema.
Nesse âmbito, o parlamentar impôs que o Piauí chegará a 180 mil ligações no Luz para Todos, abarcando todas as regiões do Piauí, com isso, a expectativa é minimizar o problema enfrentado pelas comunidades que ainda não tem acesso ao bem. “Atendemos a meta inicial e já estamos avançando com mais 20 mil ligações”, disse.
Através deste ponto, João de Deus contou que o cuidado com o avanço tecnológico no processo tem sido viabilizado, preconizando o esforço da companhia de distribuição na fluidez do fornecimento. “Está sendo colocada uma rede de fio encapado que protege contra curto-circuito”, afirmou.
Já em relação ao ‘Energia Mais’, voltado à substituição das gambiarras, o governista indicou que a ação será estendida a todos os municípios piauienses. “Já foram liberados os recursos para que possa ser realizada a substituição de gambiarra nos 224 municípios do Piauí”, comunicou.
DILMA – O líder também comemorou a vinda da presidenta Dilma Rousseff (PT) ao Piauí no próximo mês, onde participará da inauguração de um novo parque eólico. “Ela virá para esse compromisso no Parque Eólico da região de Marcolândia”, ressaltou.
Fonte: Meio Norte