Em defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental, a Prefeitura de Parnaíba através da Secretaria da Saúde e da Superintendência de Saúde Mental está cumprindo uma programação de atividades na Semana da Luta Antimanicomial nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A Superintendência de Saúde Mental está realizando atividades destinadas aos usuários do serviços como Mostra da Oficina de Fotografia, brechó, roda de conversa sobre a luta antimanicomial, piquenique na praia, avaliação e recomendações nutricionais, passeio cultural entre outros.
As atividades iniciadas na última quarta-feira (13) irão até sexta-feira (22). No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é 18 de maio, será realizada uma caminhada e apresentação de trabalhos pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial. A saída será às 08h na Praça de Santo Antônio, centro de Parnaíba, com destino a Praça da Santa Casa. As atividades na praça seguem até às 11h.
A caminhada é aberta para todos os públicos por se tratar da concentração de esforços na ruptura de preconceituosa, como o isolamento da pessoa com sofrimento mental. O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito de viver em sociedade, além do direito de receber cuidado e tratamento.
Fonte: Parnaiba.Pi