O lançamento do diretório municipal do Progressistas movimentou o cenário político de Ilha Grande do Piauí na manhã desta segunda-feira (16). Além da filiação de novos partidários, o momento marcou a oficialização da pré-candidatura a prefeita de Marina Brito nas eleições deste ano, contando com a participação do senador Ciro Nogueira e do deputado estadual Júlio Arcoverde.
Se em Ilha Grande do Piauí a situação está definida, em Parnaíba o Progressistas aguarda a decisão do ex-prefeito Zé Hamilton para estabelecer o apoio da sigla. Caso Zé Hamilton não venha a ser candidato, o partido deve compor chapa com o atual prefeito Mão Santa. Em entrevista à TV Costa Norte, esta estratégia política foi defendida tanto por Ciro Nogueira quando por Júlio Arcoverde.
O outro compromisso oficial da comitiva no litoral piauiense foi uma reunião do partido ocorrida em Parnaíba. Na oportunidade, o anfitrião foi o vereador Beto, que tem sido cogitado para uma possível candidatura a vice-prefeito na chapa de situação. No entanto, assim como Ciro e Júlio, Beto afirma que uma definição neste sentido somente ocorrerá no caso da não candidatura de Zé Hamilton.
A deputada estadual Iracema Portela esteve presente e destacou o grande número de filiações que o Progressistas tem feito em diversos municípios do Piauí.