Está em tramitação no Senado um projeto de lei que tornaria obrigatório a todos os carros fazerem testes de impacto para serem vendidos no Brasil. O Projeto de Lei 152/2017, de autoria do senador Elmano Férrer (PMDB-PI), propõe alterar o Código de Trânsito Brasileiro para determinar que somente poderão ser comercializados no País os modelos de veículos que tenham alcançado resultados mínimos em testes de impacto, conhecidos como crash tests.
Segundo o autor, os testes de impacto seriam custeados pelas próprias montadoras dos veículos, que também teriam a responsabilidade de divulgar os resultados em campanhas de publicidade e nos sites na internet. Se aprovada, a lei exigiria os testes para veículos novos a partir de 2019, em carros selecionados aleatoriamente nas concessionárias.
O projeto agora aguarda análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, mas não indica qual instituição seria responsável por realizar os testes. Atualmente, os testes de impacto no País são feitos pelo Latin NCap, instituição independente que avalia a segurança de veículos vendidos na América Latina e no Caribe. Porém, algumas versões testadas são diferentes dos modelos oferecidas no Brasil em função das diferentes regulamentações em cada país do continente. Aqui, por exemplo, os dois airbags frontais são obrigatórios em todos os automóveis.
Fonte: iCarros