Olhares atentos e curiosos, foi assim que iniciou a apresentação do Projeto Promoção da Saúde Itinerante, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, durante a IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família, em Brasília. O projeto é uma realização da IV Regional de Saúde, onde foi selecionado dentre milhares de escritos para participar do evento.
O trabalho foi apresentado no espaço “Pontos de Encontro”, lugar de compartilhamento de experiências, concebidos para acolher autores de relatos, além de participantes que quiserem prosear sobre os temas e experiências mostradas durante o encontro.
Curadores da Mostra e educadores populares atuam como facilitadores nos onze espaços e ambientes pensados para os Pontos, todos inspirados nas cinco regiões do país. Eles refletem também um pouquinho do que a curadoria aprendeu e desejou oferecer aos participantes enquanto ainda os idealizava, sendo, portanto, um dos momentos mais especiais, místicos e abertos da mostra.
Durante a exposição do projeto que é realizado no Piauí, a coordenadora do Saúde Itinerante, Erivani Borges, enfatizou a satisfação de estar participando da mostra. “Saindo do evento coma maior experiência profissional já vivida, a mostra veio para reunir e destacar experiências de diversos trabalhadores, promovendo a troca e a discussão democrática sobre ações de cuidado nos serviços de saúde, mas de forma criativa”, frisa a coordenadora.
De acordo com um dos organizadores do evento, Sebastião Nery, a IV Mostra traz para os profissionais um espaço diferenciado. “Esse momento é muito importante para a saúde pública, é hora de abrir as cortinas, por isso, apostamos em linguagens e incentivamos abordagens mais lúdicas e leves para as apresentações desses relatos . O Piauí está de parabéns por realizar um projeto rico e de interesse público, nós só temos a ganhar com essa apresentação da IV Regional de Saúde”, afirma Sebastião.
Entenda o Projeto o Projeto Promoção da Saúde Itinerante
Levar a estrutura de um laboratório a locais distantes, priorizando o atendimento preventivo é um dos objetivos do projeto Saúde Itinerante, implantado em 2011 nas escolas públicas. O trabalho é desempenhado por profissionais de saúde e técnicos de laboratórios falando sobre malária e doença de chagas, dengue, esquistossomose e entomologia.
O projeto tem rendido bons frutos, com participação até no 5º Congresso Latino Americano de Promoção da Saúde e Educação em Saúde, na Cidade do México, onde na oportunidade houve troca de experiências e estabelecimento de parcerias com outros países, a exemplo da Espanha e dos Estados Unidos.
A ideia é implementar políticas estaduais de promoção da saúde a nível regional, aconselhar a organização dos serviços de saúde nas regiões, coordenar e monitorar as atividades e fomentar as relações com a Estratégia Saúde da Família dos municípios.
Com esse projeto, é possível permitir a ilustração de aspectos relacionados às principais endemias existentes no Estado, através de palestras, demonstração de material e técnicas utilizadas pelos profissionais que atuam no controle e combate das endemias, oferecendo à população a oportunidade de ter contato direto com a realidade de doenças cotidianas.
Fonte: CCom