O Porto de Luis Correia entra em uma nova etapa neste mês de janeiro. No último dia 22 de dezembro foi assinado o contrato e a ordem de serviço que autoriza a elaboração do projeto executivo integral da obra que deve ser iniciado na semana que vem.
Um consórcio de empresas de Brasília venceu a licitação e fará um raio-x da situação atual do porto e irá elaborar o plano de execução, estudo de impacto ambiental e viabilidade sócio-econômica da obra. “O consórcio tem 180 dias para concluir a elaboração do projeto. Já na semana que vem, os engenheiros vão a Luís Correia para fazer a vistoria e a avaliação do que já existe”, descreve Osvaldo Leôncio, diretor de Transportes Modais da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans).
Segundo ele, o projeto será construído detalhando cada uma das etapas da obra, possibilitando uma maior flexibilidade na execução. “Logo em seguida ao término da elaboração, a obra já pode ser executada, pois haverá projetos para cada etapa: a retroárea, o acesso, o pátio de estocagem, dragagem, área administrativa, por exemplo”, assinala.
O projeto tem valor de R$ 4,3 milhões com recursos da Secretaria de Portos da Presidência da República.
O Porto de Luís Correia é uma importante obra para escoamento da produção dos Cerrados piauienses, da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba entre outras regiões do Estado. A ferrovia que liga a capital Teresina à cidade litorânea será revitalizada a fim de diminuir os custos do transporte.