Projeto promove a prática da canoagem beneficiando crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Parnaíba
A Polícia Militar do Piauí, por meio da Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Parnaíba (CIPA), na pessoa do sargento Eudes Rocha, criou a Associação Parnaibana de Canoagem (APC), em 2019. A associação, que incentiva a prática da canoagem, visa combater a violência e a criminalidade na região. Atualmente cerca de 20 crianças e adolescentes fazem parte da iniciativa.
As aulas práticas ocorrem na Lagoa do Bebedouro, que fica localizada entre os bairros Santa Luzia e Lagoa do Bebedouro, em Parnaíba. De acordo com o Sargento Eudes Rocha, um dos idealizadores e Presidente da APC, antes das aulas práticas, os alunos participam de uma roda de conversa em que a prevenção à criminalidade é o principal tema abordado. Além disso, reuniões com os pais dos alunos são realizadas frequentemente.
“Enquanto PMPI, a gente sempre leva essa questão da prevenção nas nossas rodas de conversa. Antes das atividades, a gente sempre promove essa roda de conversa, discutimos sobre as conquistas na segurança pública do estado, bem como os fatos negativos. E a gente traz esse alerta. Nas reuniões de pais, a gente traz a questão da violência doméstica, o cuidado com os filhos. Sempre abordamos a prevenção propriamente dita”, explica o Sargento Eudes.
O Subtenente da PMPI, Edvaldo Araújo, lotado no 27º BPM e também mais um idealizador da iniciativa que vem transformando vidas no litoral piauiense, destaca os valores que a Polícia Militar do estado agrega na vida dos alunos.
“Através da Polícia Militar do Piauí, conseguimos levar informações de prevenção à violência em geral, prevenção à violência doméstica, ao uso de drogas lícitas e ilícitas, preservação ao meio ambiente, através de rodas de conversa e palestras”, enfatiza o Subtenente Edvaldo.
Ainda segundo o Presidente da APC, cerca de 8 atletas da associação já participaram de competições nacionais, tais como o Campeonato Brasileiro da modalidade que ocorreu em 2021, em Cascavel, no Paraná, e em 2022, na cidade de Santo Estevão, na Bahia. De acordo com ele, cinco alunos do projeto estão se preparando para representar o Piauí no Campeonato Nacional de canoagem que vai ocorrer entre os dias 10 e 15 de setembro deste ano, em Lagoa Santa, Minas Gerais.
“Estamos treinando cinco meninos, sendo uma menina e quatro meninos, dos quatro meninos, sendo que uma dessas crianças tem Transtorno do Espectro Autista e a gente vai levá-la para o Campeonato Brasileiro em Lagoa Santa, Minas Gerais. E ainda assim, independente do resultado, nossa intenção é proporcionar para essa meninada o contato com outros clubes, associações e outros atletas. Inclusive nas edições passadas temos vídeos deles com grandes nomes da canoagem”, ressalta Sargento Eudes.
Fonte: CCOM-PI