O programa contemplará, inicialmente, 26 projetos de pesquisa (Foto: Reprodução)

Com o intuito de viabilizar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em áreas consideradas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí, o Governo do Estado tem disponibilizado bolsas de incentivo financeiro para pesquisadores mestres e doutores em todo o Estado. Já no início do mês de agosto, o governador Wilson Martins assina os termos necessários para o início das pesquisas vinculadas ao Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: gestão compartilhada em saúde (PPSUS), que contemplará 26 projetos.

O programa é oriundo de um convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição do PPSUS serão aplicados mais de R$1 milhão em recursos advindo de parceria entre o Ministério da Saúde e a Fapepi. Os projetos serão executados durante os próximos dois anos.

Dentre os projetos selecionados, os temas considerados de interesse foram: Vigilância e Atenção em Saúde, Doenças Negligenciadas e Políticas de Gestão e Educação na Saúde. Participaram da seleção pesquisadores com titulação de doutor ou de mestre e com vínculo funcional com universidades, institutos, centros, fundações de pesquisa e desenvolvimento.

“O PPSUS tem por finalidade fortalecer as capacidades locais de pesquisa, apoiar o desenvolvimento de projetos que busquem soluções para os problemas e necessidades dos sistemas e serviços de saúde, desconcentrar o investimento destinado à Ciência e Tecnologia, além de financiar pesquisas em temas prioritários relacionados à gestão do setor e a atenção à saúde prestada à população brasileira”, explica Ricardo de Andrade, diretor técnico científico da Fapepi.

Fonte: piaui.pi.gov.br