A secretária de estado de Educação Rejane Dias reforçou a promessa do governador Wellington Dias de pagar às escolas, diretores e professores que tiverem melhor rendimento no ano o 14º e até o 15º salário, durante entrevista no programa Bom Dia Meio Norte desta quarta-feira (12/08).
A promessa havia sido feita pelo governador desde o início do ano e foi lembrada por ele nesta terça-feira (11), na inauguração da primeira Escola Militar de Teresina. A ideia serve para incentivar os profissionais a melhorar a qualidade de ensino e diminuir a evasão nas escolas.
Ao falar sobre como irá funcionar, a secretária explicou que o estado terá um próprio sistema de avaliação das escolas, separado do MEC, onde terão a informação direta sobre todas as informações, para poder premiar as escolas que mais destacarem. “Nosso próprio sistema de avaliação vai ser instituído agora, vamos trabalhar com metas que serão trabalhadas com os novos diretores e se cumprirem as metas poderão ganhar o 14º salário ou até o 15º. O último IDEB do Piauí foi em torno de 3, então o mínimo deve ser 5. Vamos ajudar essas escolas para que não sejam metas difíceis a atingir”, explicou.
Rejane Dias explicou ainda como funcionará para quem quiser matricular seus filhos na Escola Militar, visto que a demanda cresceu muito depois de apresentado o projeto. O edital do processo de seleção será divulgado no final deste ano, e as vagas serão destinadas à comunidade em geral, tendo 30% dessas vagas reservadas para filhos de policiais militares.
Fonte: 180graus