A gripe mata milhares de pessoas todos os anos no mundo inteiro. No Brasil, idosos, crianças de até cinco anos, gestantes e pessoas com doenças crônicas têm direito a vacina de graça. Mesmo assim, tem gente que deixa de ser imunizado porque não vai até um posto. A campanha deste ano foi prorrogada por duas vezes e, agora, só vai até essa sexta-feira (19).
A campanha deveria ter encerrada no mês de maio e 121 mil doses deveriam ter sito aplicadas, mas faltando menos de um dia para o final do prazo, cinco mil pessoas ainda não se vacinaram. A aposentada Francisca das Chagas, de 67 anos, é uma dessas pessoas que ainda não ficou imune do vírus e nem sabia da prorrogação da campanha.
“Eu estava viajando e quando eu fui ainda ia começar, quando eu voltei estava quase terminando. Assim, decidi vir antes do término para que eu possa ficar livre da gripe. É um campanha muito importante para que as pessoas fiquem imunes.”, contou.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes, afirma que a meta ainda não foi atingida por falta de divulgação da campanha. “Existe um problema no sistema de acompanhamento da campanha de vacinação e a outra coisa foi a mudança de função do sistema. Dessa forma, ocorreram alguns problemas”, disse.
Fonte: G1/PI