Um novo padrão que permitirá criar trilhões de novos endereços de internet foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (6). Várias empresas começaram a usar o IPv6, feito para substituir o protocolo IPv4, que tem 4,3 bilhões de endereços disponíveis e foi concebido no início da internet.
O novo sistema foi proposto em 1996 para resolver o problema da falta de endereços IP (números únicos associados a computadores conectados) na internet. Cada dispositivo habilitado para se conectar à web, como tablets, computadores e smartphones, precisa do seu próprio endereço IP.
Segundo especialistas ouvidos pela “BBC”, os usuários não devem notar nenhuma diferença no uso da internet. Conforme o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Dia Mundial de Lançamento do IPv6, evento especial realizado pela Sociedade da Internet nesta quarta (6), tenta ativar o padrão de forma definitiva.
Entre as empresas que devem participar do lançamento estão provedores de conteúdo, como Google, Facebook e Yahoo, provedores de acesso, como Comcast e AT&T, dos EUA, e fabricantes de equipamentos de redes, como Cisco e D-Link.
No IPv4, os números de IP associados a cada computador mudavam devido ao reaproveitamento dos endereços, que são finitos. A previsão é que, no IPv6, os endereços sejam fixos, porque há números em abundância.
O NIC.br recomenda que todos os sites brasileiros, incluindo de comércio eletrônico, bancos, governo, institucionais, blogs, além de servidores de e-mail e outros serviços, tenham o IPv6 ativado até janeiro de 2013.
G1