Qual seria a árvore símbolo de Parnaíba? É preciso ser nativa, compor o bioma e ser encontrada em vários pontos da cidade. A árvore é símbolo da vida e do equilíbrio natural e espiritual; pois a generosidade é característica deste vegetal.  Sua maior importância está na contribuição pela manutenção da vida no planeta. É preciso conhecer as árvores nativas da cidade e promover a diversidade.

Uma das árvores que já foi muito abundante e é nativa da cidade é o oitizeiro. Na Praça da graça existem essas árvores centenárias, bem como na Praça Santo Antônio (foto acima), onde há maior abundância devido à preservação assegurada. Mas as raízes expostas motivaram a quase abolição deste vegetal por comprometer calçadas e muros devido às raízes. O nim, que é do Sudeste da Ásia, foi importado e ganhou muito destaque; mas é uma árvore tóxica. Na visão do professor doutor e engenheiro agrônomo Antônio Alves Tavares, seria o oitizeiro.

“Na Parnaíba histórica é o oiti, sem dúvidas, porque o oiti é uma das árvores mais antigas de Parnaíba. Aqui na Praça Da Graça temos 26 oitis, tem um que tem mais de cinco metros de circunferências. são arvores bastantes significativas porque além de serem patrimônio ambiental e patrimônio histórico”, afirmou Tavares.

Atenção!

Cuidar da árvore é cuidar do planeta, plantar é pensar no futuro, um ato de generosidade. Saber podar também é importante para não deixar tamanhas feridas que podem afetar a arvore através de fungos e bactérias. Quem ama a árvore ama a vida.