O período da Semana Santa registra sempre um aumento nas vendas de peixes e frutos do mar, especialmente na região litorânea onde a oferta desses alimentos é grande. Por se tratar de produtos altamente perecíveis a atenção com a qualidade e conservação desses itens é fundamental.

Em Parnaíba, a Vigilância Sanitária tem intensificado as ações educativas e de boas práticas nos locais de vendas desses produtos, além de alertar os consumidores para alguns sinais que devem ser observados no momento da compra e que indicam a boa procedência dos pescados. “Os consumidores podem avaliar a qualidade desses produtos observando alguns pontos como o brilho da pele e do olho, fazer o teste do toque para verificar se a carne do pescado está firme ou ainda avaliar a cor das guelras, que devem estar no tom de vermelho vivo”, afirma Aparecida Ferreira, fiscal da Vigilância Sanitária.

O Mercado da Caramuru é um dos principais pontos de vendas dos pescados na cidade. A expectativa é de que, até o final desta semana, a comercialização desses produtos deve mais que dobrar. O carro chefe das vendas são os peixes e o camarão.

Para os feirantes do local, o momento é oportuno para alavancar as vendas e oferecer grande variedade de produtos aos consumidores, sem deixar de lado a qualidade. “Ontem vendi 200 quilos de peixe e para hoje estamos prevendo a venda de pelo menos 1000 quilos. Aqui temos uma grande variedade de produtos, mas destacamos principalmente a venda dos peixes Serra e Tilápia”, disse.

A dona de casa, Jane Soares, já garantiu os produtos para a alimentação da família durante o feriado da Semana Santa e afirmou que ficou atenta às dicas de como escolher bem os produtos.  “Na hora de escolher o peixe fico atenta especialmente à cor das guelras. Além disso, gosto muito de comprar camarão nessa época e tenho observado não só a qualidade, mas também os preços dos produtos”.