O acesso às tecnologias socioambientais de base ecológica é uma estratégia no enfretamento a pobreza; pois garante trabalho, subsistência e os excedentes podem ser comercializados. Assim são estas unidades técnico-pedagógicas de quintais agroecológicos no Território da Planície Litorânea, produzidos pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e a Cooperativa de Produção e Serviços de Técnicos Agrícolas do Piauí e Associados (COOTAPI).

O doutor Josenildo de Souza e Silva é o coordenador do Projeto Quintais Agroecológico e garante que muitos podem se beneficiar.  Os quitais agroecológicos são um sistema integrado relativamente simples, onde são trabalhadas a produção de peixes, hortaliças, campos frutíferos e galinheiro em um só conjunto organizado. O projeto Unidades Técnico-Pedagógicas de construção de conhecimentos, produção de alimentos, de trabalho e geração de renda para a agricultura familiar fica na Avenida Padre vieira Bairro Canta Galo, em Parnaíba.

Ao todo, o projeto deve entregar 16 unidades de quintais agroecológicos em municípios do Piauí. O valor do investimento total é da ordem de mais de um milhão e beneficia diretamente mais de um mil agricultores familiares, 600 jovens do campo e 300 mulheres rurais. O projeto foi bem avaliado pelo superintendente de Educação Técnica e Profissional e EJA da Secretaria de Educação do Piauí.