As escolas particulares já estão fazendo as análises de custo para definirem o percentual de reajuste das mensalidades para o próximo ano. A expectativa é de que, até a primeira quinzena do mês de dezembro, a direção das escolas esteja com a planilha elaborada e pronta para apresentar aos pais. O valor do reajuste ainda não foi definido, mas deve superar o da inflação, que já chega a 11%.
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe- PI), Paulo Machado, explica que esse percentual da inflação já será repassado para a planilha, que inclui professores e funcionários. “Cada escola tem seus gastos e tem autonomia para definir qual será o percentual do reajuste, mas esse aumento precisa ser explicado e justificado aos pais”, disse.
Ainda de acordo com ele, essa planilha com os valores já reajustados deve ser apresentada até 45 dias antes do término das matrículas escolares. Por isso, é recomendado que as escolas se planejem para exibir esses valores o quanto antes, assim os pais podem se organizar e planejar o orçamento, vez que as aulas terão início no final do mês de janeiro.
“A maioria das escolas já começou a fazer isso, outras ainda estão fazendo esse levantamento. Nós, do sindicado, não podemos interferir nesses valores, nem definir quando cada escola vai reajustar, pois essa planilha varia para cada escola e de acordo com os gastos que ela tem”, finalizou.
Fonte: Jornal O Dia