Imagem: Tacyane Machado

Com o intuito de discutir meios de preservação do Meio Ambiente, com destaque para a destinação dos resíduos sólidos, teve início em Parnaíba, no Auditório da Universidade Estadual, a Semana do Meio Ambiente 2013 – Lixo: Um desafio global.

Estiveram presentes, o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, a diretora da Uespi Rosineide Candeia, o Secretário das Cidades, Merlong Solano, professores da Uespi, secretários municipais e representantes de órgãos ligados ao Meio Ambiente.
O prefeito falou da importância da discussão para que haja a preservação do Meio Ambiente, mas segundo ele, para que isso aconteça, deve-se saber como proceder. “É preciso que estejamos, prefeitura, órgãos públicos e privados discutindo o tema”.

De acordo com Merlong Solano, Secretário Estadual das Cidades, na medida em que a população aumenta, cresce o consumo e a produção de lixo, e para isso, deve haver um processo de destinação e as velhas soluções não funcionam.

Merlong Solano disse que o consórcio de municípios potencializa a ação, além de aumentar as possibilidades das cidades em concretizar os projetos de destinação de resíduos sólidos. Ele finalizou que este é um dos caminhos para o problema.